P. Histórias: Vestuário - a túnica pré-histórica

A atividade "História do vestuário através de desenhos" está inserida no projeto "Contação de histórias com Google". Depois de concluído o trabalho, com todas as colaborações reunidas no Google Doc, publicamos no Scribd

Dividimos a história do vestuário em cinco períodos:

Pré-história até o surgimento da escrita, ou seja, 4.000 a.C.

Idade Antiga (antiguidade), período de 4.000 a.C. até 476.

Idade Média, período do séc.V até XV.

Idade Moderna (1453 a 1789).

Idade Contemporânea (XX a XXI).

As principais fontes de informações sobre o vestuário na antiguidade vêm de pinturas, vasos e esculturas, que dão uma ideia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época.

VESTUÁRIO PRÉ-HISTÓRICO

Hoje apresento o primeiro desenho realizado para o projeto.

"Acredita-se que a primeira peça de roupa montada na pré-história foi a túnica. Uma túnica é feita de dois pedaços de couro de animal retangular unidos em um lado curto com um buraco deixado para a cabeça. Esta roupa áspera foi colocada sobre a cabeça e o comprimento costurado deitado sobre os ombros, com o restante pendurado. Os braços ficavam dos lados abertos, e a roupa era fechada com um laço para segurar a roupa no corpo" Fonte: https://www.encyclopedia.com/.


Oi pessoal! Hoje vou falar sobre um assunto super legal que aprendi: as roupas mais antigas que os arqueólogos já encontraram! É incrível pensar em como as pessoas da pré-história se vestiam, né?

Então, as roupas pré-históricas mais antigas foram feitas há muuuuitos anos, tipo, mais de 5 mil anos atrás! Elas eram bem diferentes das roupas que usamos hoje. Naquela época, não existia tecido como conhecemos agora, então as pessoas usavam peles de animais para se proteger do frio. Essas peles eram bem quentinhas, mas imagina o trabalho que dava para preparar tudo isso sem as ferramentas modernas!

Os arqueólogos encontraram algumas dessas roupas antigas em lugares muito frios, como em geleiras. O gelo ajudou a preservar as peles e tecidos por milhares de anos. Uma descoberta super famosa foi a do "Homem de Ötzi", que é uma múmia de mais de 5 mil anos. Ele estava vestindo roupas feitas de pele de cabra e até tinha sapatos de couro com grama dentro para ficar mais quentinho. Que doido, né?

Além das peles, os nossos antepassados também usavam fibras vegetais para fazer roupas. Eles trançavam essas fibras para criar cordões e tecidos. É como se eles estivessem inventando os primeiros tipos de tecido! Isso tudo era muito importante para a sobrevivência deles, porque as roupas não só protegiam do frio, mas também do sol e de insetos.

Aprender sobre essas roupas me fez pensar em como a moda e a maneira de vestir evoluíram ao longo do tempo. Hoje, a gente tem roupas de todos os tipos e tecidos super diferentes, mas é muito legal ver como tudo começou lá atrás, com as pessoas usando o que tinham na natureza para se proteger.

Bom, espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre as roupas pré-históricas! Eu achei super fascinante e me fez valorizar ainda mais a história por trás das nossas roupas.

Comentários