P. Videogames: The Witcher



The Witcher (em polonês: Wiedźmin) é uma série de videojogos de ação desenvolvido pela CD Projekt RED e publicado pela Atari. Baseado na série de livros Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher se passa em um mundo de fantasia medieval e segue a história de Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra. Ele é um destemido andarilho e caçador de monstros, dotado de capacidades físicas sobrenaturais. The Witcher se tornou um ótimo exemplo de narrativa transmídia.
A narrativa transmídia

A narrativa transmídia usa várias plataformas de mídia para contar uma narrativa ao longo do tempo. Cada peça de mídia seja uma história em quadrinhos, livro, videojogo, seriado ou filme conta a mesma história, mas de acordo com Henry Jenkins "cada meio faz sua própria contribuição única para o desenrolar da história". À medida que a ficção é distribuída em várias plataformas, apresenta diferentes perspectivas e facetas da história para seus usuários.

O romance The Witcher permite ao leitor que manuseie o livro fisicamente, segure, vire as páginas, sinta seu cheiro, e nos dá bons detalhes da narrativa, instruindo a nossa imaginação para criar o visual dos personagens, das criaturas, dos lugares com suas paisagens deslumbrantes, dos objetos mágicos e dos eventos desse mundo da fantasia, por conta própria. Muitos de nós ainda preferem essa forma tradicional de interação com histórias.

Há também pessoas que preferem apenas sentar e sentir toda a ação de The Witcher por uma grande tela de televisão. A tv e a forma como interagimos com essa tecnologia se desenvolveram extensivamente na última década. A tv inteligente permite jogar, gravar, avançar e desfrutar de uma história como e quando quisermos. A qualidade das telas e do som nos faz sentir como se estivéssemos completamente imersos na história.

E tem quem prefira participar da história num videojogo. The Witcher, em videojogo RPG, desenvolvido pelo CD Projeckt Red, é altamente interativo e permite que o jogador participe das aventura de Geralt, escolhendo trechos narrativos, lutando com os monstros, dialogando com os demais personagens.

Nós curtimos todas as versões transmídia de The Witcher. O videojogo The Witcher é realmente um ótimo exemplo de narrativa digital transmídia, e que aconteceu de forma espontânea, ao contrário da LEGO Marvel e DC, pois o folclore inspirou o conto, que por sua vez inspirou o videojogo, que fez tanto sucesso que inspirou a série do Netflix.

Comentários

Postagens mais visitadas