P. EaD: Avaliação

A avaliação é um componente crucial no processo educacional, especialmente no contexto da educação a distância. Ela se desdobra em três dimensões fundamentais: avaliação para a aprendizagem (diagnóstica), avaliação como aprendizagem (formativa), e avaliação da aprendizagem (somativa). Nós vamos compartilhar alguns recursos específicos para cada avaliação.

A avaliação para a aprendizagem, ou diagnóstica, é o ponto de partida e abordamos em outra postagem. Esse diagnóstico nos ajuda a identificar os pontos fortes e fracos do estudante, orientando sobre quais caminhos tomar para reforçar ou estimular áreas específicas de aprendizado. Com base nessas avaliações diagnósticas, entendemos o perfil de aprendizagem de nossos filhos e exploramos diversas metodologias e estratégias de ensino para atender às suas necessidades específicas. 

A avaliação como aprendizagem, ou formativa, estimula as crianças a assumirem um papel ativo como seus próprios avaliadores. Elas monitoram seu próprio aprendizado, fazem perguntas e utilizam uma variedade de estratégias para refletir sobre o que sabem e como podem progredir. Cabe a nós, pais e educadores, orientar e apoiar esse processo, oferecendo feedback e reunindo informações sobre o progresso das crianças. As estratégias incluem conversas focadas, observações formais e informais, produções artísticas e escritas, autoavaliações e avaliações por pares.

Por fim, a avaliação da aprendizagem, ou somativa, é a única que a Clonlara School Off Campus efetivamente cobra das famílias, se dá através do preenchimento de um formulário online pelos responsáveis do estudante, e é onde as famílias devem resumir o que as crianças aprenderam até o momento. É um relato dos resultados e progressos alcançados, utilizado para planejar metas futuras e fornecer evidências do aprendizado para registros acadêmicos. Na Clonlara, essa avaliação ocorre ao final de cada semestre, culminando em um Progress Report que compartilha o desenvolvimento das crianças ao longo do período. No entanto, é importante ressaltar que a avaliação não se resume apenas a classificar o desempenho do estudante, mas sim a orientar seu crescimento e desenvolvimento contínuo, e os critérios para essa classificação são diferentes para cada etapa do ensino, nós descrevemos com mais detalhes em outra postagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas