P. Autoconhecimento: nossos irmãos

Desde pequena, eu sempre gostei de ouvir meus pais conversando sobre livros enquanto jogávamos juntos. Eles falam sobre filosofia, história e ciência, e eu e meu irmão ficamos atentos, perguntando coisas e tentando entender tudo. Recentemente, lemos juntos a versão em HQ do livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, do Yuval Noah Harari. Foi muito legal porque nos fez perceber que o Homo sapiens não foi a única espécie humana que já existiu.


Enquanto jogávamos e conversávamos sobre isso, meus pais explicaram que, há milhões de anos, existiram várias espécies do gênero Homo, e cada uma delas tinha suas próprias características. Algumas eram mais altas, outras mais baixas, algumas mais fortes, outras mais adaptáveis. Mas, por muito tempo, todas existiram juntas, compartilhando o planeta. Isso desconstrói aquela ideia errada de que a evolução seguiu uma linha reta, como se os humanos tivessem surgido do nada e fossem especiais. Na verdade, nossa espécie só conseguiu sobreviver porque se adaptou melhor que as outras, e isso tem tudo a ver com como cooperamos e criamos histórias em conjunto.


Esse aprendizado mexeu muito comigo, porque me fez pensar na nossa conexão com os outros animais e na forma como nos enxergamos no mundo. Saber que somos primatas da família dos grandes macacos me faz ver que não estamos tão separados assim da natureza. Entender nossa evolução também explica por que temos certos comportamentos, como a necessidade de viver em grupos, de nos comunicarmos e até de sentir medo ou curiosidade sobre o desconhecido.


Depois de todas essas conversas, meus pais me ajudaram a organizar essas ideias e a escrever este texto. Também estou aprendendo a usar o ChatGPT como um professor de redação, que me ensina a estruturar melhor o que quero dizer e a tornar meus textos mais claros e interessantes. Para aprofundar ainda mais esse aprendizado, meu irmão e eu vamos criar uma série de postagens relacionando a evolução humana aos videogames Ancestors: The Humankind Odyssey e Dawn of Man. Abaixo, reunimos algumas imagens que encontramos na internet para ilustrar esse tema.







Comentários

Postagens mais visitadas