P. Videogames: Atitudes no The Sims 4


Atitudes são tipo aquela maneira que a gente costuma reagir às coisas, sabe? Pode ser pra algo, alguém, uma situação… a gente aprende essas reações com o tempo, e elas viram meio que automáticas. Por exemplo: eu posso ter uma atitude super positiva com relação a estudar arte, porque eu acredito que arte é importante (isso é o lado cognitivo), eu me sinto feliz fazendo isso (esse é o lado afetivo), e aí eu realmente passo horas desenhando ou pesquisando sobre artistas (isso é o lado comportamental).


As atitudes se formam por várias coisas. Pode ser por experiências que a gente vive (tipo uma viagem marcante), pela influência de quem está à nossa volta (tipo minha mãe, meus amigos, ou até TikToks que eu vejo), ou até por associação: se toda vez que eu ajudo alguém eu ganho um elogio, eu posso começar a gostar mais de ajudar.


Agora, falando dos traços de personalidade (tem um modelo chamado "Big Five" com cinco traços principais), eles se misturam com nossas atitudes o tempo todo. Vou dar uns exemplos como se fossem Sims que eu criei:


Um Sim super organizado e disciplinado (alto em conscienciosidade) provavelmente vai gostar de fazer listas, planejar o dia e cumprir metas. Ele vai ter atitudes que mostram isso.


Um Sim cooperativo (alto em agradabilidade) vai ser todo gentil, vai querer evitar brigas e sempre ajudar os outros.


Um Sim ansioso (alto em neuroticismo) pode ter atitudes mais inseguras, tipo pensar demais antes de agir ou evitar situações que ele acha difíceis.


Um Sim curioso e criativo (alto em abertura à experiência) vai topar testar coisas novas, experimentar, se jogar em aventuras.


E um Sim extrovertido vai adorar festas, falar com todo mundo, enquanto o introvertido vai preferir ler um livro ou curtir um momento quietinho sozinho.


No The Sims 4, tudo isso aparece de um jeito bem visível. Eu criei vários personagens diferentes, com traços de personalidade opostos, e fiquei observando como eles reagiam nas situações.


Por exemplo:


Quando fiz um Sim extrovertido e outro mais introvertido, foi muito legal ver como o extrovertido ficava feliz nas festas e fazia amigos rapidinho, enquanto o outro preferia pintar ou cuidar das plantas em casa.


Criei também um Sim super responsável, e ele foi super bem no trabalho e alcançou várias metas rapidinho. Já um outro mais relaxado ficava meio perdido, mas era super divertido e criativo.


Dá até pra ver mudanças de atitude ao longo do jogo! Tipo quando um Sim passa por uma situação difícil, como perder o emprego ou brigar com um amigo. Isso pode fazer ele mudar seu jeito de ver as coisas ou de agir com os outros. E também dá pra ver como os amigos e a família influenciam. Um Sim que convive com pessoas felizes e positivas pode começar a mudar de atitude pra algo mais alegre também.


Eu também percebi que as atitudes influenciam muito o bem-estar dos Sims. Aqueles que estão alinhados com o que gostam, com suas metas e com quem convivem, ficam mais felizes. Isso mostra que nossas atitudes (e como elas combinam com a nossa personalidade) afetam mesmo nossa felicidade e escolhas do dia a dia.


Resumindo: usar The Sims 4 pra aprender psicologia foi muito divertido! Eu consegui entender melhor como a gente forma opiniões, sentimentos e comportamentos, e como isso tudo tá ligado à nossa personalidade. E o mais legal é que dá pra testar tudo isso no jogo de um jeito super criativo.



Comentários

Postagens mais visitadas