P. Cine&Tela: O Túmulo dos Vagalumes

Uma História Triste, Mas que Nos Faz Pensar


Assisti a um filme chamado O Túmulo dos Vagalumes, e ele mexeu muito comigo. Conta a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, que vivem no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Tudo ao redor deles está destruído, as pessoas estão com fome, e ninguém parece se importar com eles.  

O que mais me marcou foi ver como a guerra não é só sobre soldados lutando, ela machuca todo mundo, principalmente crianças inocentes como Setsuko, que só quer brincar e comer doces. Ela e o irmão tentam sobreviver sozinhos, mas tudo é muito difícil. As pessoas que deveriam ajudá-los viram as costas, e isso me fez pensar: por que às vezes a gente ignora quem precisa da nossa ajuda?  

Os vagalumes do filme são uma coisa linda, mas também triste. Eles brilham no escuro, mas morrem rápido, assim como a infância de Setsuko, que desaparece por causa da guerra. Seita tenta proteger a irmã, mas ele também é só uma criança, e isso me fez sentir um nó na garganta.  

No final, o filme não tem um final feliz, e isso é difícil de aceitar. Mas acho que ele quer nos fazer lembrar que a guerra é horrível e que devemos cuidar uns dos outros, especialmente nos momentos mais difíceis.  

Se você assistir, vai entender por que esse filme fica na nossa cabeça por tanto tempo. Ele não é só triste, ele nos faz pensar no que realmente importa.

Comentários

Postagens mais visitadas