P. Videogames: Fortnite - Aprendizagem emocional

A gente está aprendendo a lidar com nossas emoções jogando video games, principalmente aqueles tipo Battle Royale, como Fortnite e Plants vs. Zombies. É um trampo e tanto, mas a gente tá mandando bem.


Começamos essa parada em 2019 com um quadro que ajudou muito: www.zonesforegulation.com Depois, fomos testando outros jeitos de lidar com o estresse que vem com os jogos. Aí, seguimos o que a BNCC diz sobre essa parada toda de educação socioemocional. Tipo, envolve entender e controlar as emoções, e tomar decisões certas.

Então, a gente tem feito umas paradas antes, durante ou depois das jogatinas de Fortnite:

- Autoconsciência: tipo, meditação Vipassana, empilhar pedras e usar um app chamado Headspace pra relaxar a mente.

- Autogestão: aprendemos uns truques de respiração, relaxamento muscular e até uma terapia chamada cranio-sacral.

- Consciência social: a gente pratica o Trabalho da Byron Katie, que ajuda a ver as coisas do ponto de vista dos outros.

- Habilidades de relacionamento: estamos nessa de comunicação não violenta, que é uma parada que o Marshall Rosenberg ensina.

- Tomada de decisão responsável: lemos sobre os rituais sociais pra entender melhor como agir com os outros.

E durante o jogo, é chave sacar onde somos bons e onde vacilamos pra poder evoluir, tanto no jogo quanto na vida real. E a gente aprendeu a fazer isso. Os videogames são difíceis e a gente às vezes fica preso em uma fase por um tempão. Mas é isso que nos ajuda a controlar o estresse e a frustração. A gente usa essa energia pra melhorar, em vez de ficar mal.

E não é só isso, os jogos têm histórias complexas que mexem com nossas emoções. Eles nos dão sentimentos bons, tipo perseverança, sorte, vitória e trabalho em equipe. A gente aprende a usar essas emoções positivas quando as coisas ficam difíceis, principalmente com a ajuda dos nossos pais.

E tem uma parada muito importante: aprender a falhar! Tipo, um livro que a minha mãe compartilhou, "The Art of Failure" (Jasper Juul) fala sobre isso. Ele diz que falhar nos jogos nos faz aprender novas estratégias e oportunidades. E quando a gente falha, o personagem do jogo também fica mal, o que nos faz refletir sobre nossas escolhas. É uma parada meio doida, mas é bem real.

Então é isso, os video games são mais do que só diversão, eles nos ensinam a lidar com as emoções, tomar decisões e aprender com os erros. E a gente tá aprendendo muito, tanto na frente da tela quanto fora dela. 

Comentários

Postagens mais visitadas