P. Ilustrações: curso da Ana Victoria Calderon

Hoje eu vou falar de um curso que eu concluí na Domestika e me ajudou muito a melhorar as minhas ilustrações, foi o curso "Criação de paletas de cores com aquarela", da Ana Victoria Calderon, pintora e ilustradora.


Primeiro eu aprendi sobre a teoria das cores, e o exercício que a professora passou foi criar um círculo cromático, e ela explicou como usar esse círculo para descobrir a harmonia das cores. Ao estudar o círculo cromático detalhadamente, descobri que as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) estão localizadas a determinadas distâncias entre si; enquanto as cores secundárias (roxo, verde e laranja, formadas pela mistura das cores primárias) estão localizadas numa zona intermediária entre as cores primárias; e as cores terciárias são misturas de uma cor primária e uma cor secundária e preenchem os espaços restantes. Assim que eu identifiquei a minha cor chave foi possível ver as relações com outras cores e aprender a empregá-las usando o círculo cromático, o que resultou numa série de exercícios com as cores complementares, as cores complementares adjacentes, as cores análogas, as cores monocromáticas, as cores triádas e as tétradas:


Outro exercício importante foi o de temperatura, trabalhando: 1) as cores quentes, que estão no lado vermelho, amarelo e laranja do círculo cromático; são ardentes, intensas e enérgicas; e 2) as cores frias que estão no lado azul, roxo e verde da roda; são aquosas, relaxantes e tranquilas; e 3) as cores neutras, que são preto, cinza, branco e marrom.


Antes do trabalho final, com a orientação da professora, fiz dois exercícios: 1) uma paleta técnica que eu escolhi o tema do meu cotidiano e 2) outro de criação da minha paleta através de um moodboard (eu chamo de quadro de referências):



E para o trabalho final foi preciso criar um moodboard também, que eu prefiro chamar de quadro de referências. Isso é uma ferramenta muito bacana para inspiração, em que se reúne diferentes referências como: cores, texturas, objetos, imagens, palavras, para dar visibilidade a uma ideia ou um pensamento sobre um projeto criativo. O primeiro trabalho teve por objetivo sair da zona de conforto, então escolhi trabalhar com a harmonia monocromática, e foi muito legal porque eu descobri o poder do monocromático. E o outro trabalho era para eu realizar com a minha paleta cromática, e nesse caso, a professora recomendou pegar fotos em preto e branco para as cores do moodboard não interferirem com a minha paleta.

APRESENTAÇÃO DO MEU TRABALHO FINAL

Bem-vindos a 'As Cores do Meu Autismo', minhas ilustrações onde as cores se tornam a linguagem de minha jornada única. Durante o curso de paleta de cores com a talentosa professora Ana Victoria Calderón, mergulhei em um mundo de tonalidades e matizes, explorando não apenas pigmentos, mas também emoções e experiências pessoais.

Neste trabalho, compartilho com vocês as ilustrações que emergiram desse processo criativo, cada uma sendo uma janela para meu mundo interior. Cada pincelada, cada traço, é uma expressão sincera do que significa ser uma pessoa com autismo, navegando por um mar de sensações e percepções únicas.

Ao longo das próximas páginas, convido vocês a explorarem as nuances das cores que compõem minha história, desde os azuis serenos que me acalmam até os vermelhos vibrantes que despertam minha paixão. Espero que essas ilustrações não apenas cativem seus olhos, mas também toquem seus corações, inspirando uma maior compreensão e empatia em relação ao autismo e à diversidade humana.

Preparem-se para uma jornada de descoberta e reflexão, onde as cores se tornam mais do que simples pigmentos - elas se transformam em narrativas, em pontes para a compreensão mútua. Obrigada por se juntarem a mim neste emocionante percurso.

Primeiro mood board:

... os azuis serenos que me acalmam ...


Segundo mood board:


... os vermelhos vibrantes que despertam minha paixão ...


Comentários

Postagens mais visitadas